Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Significado de Namastê

maio 30th, 2009 | Posted by Ana Toledo in Display
FacebookTwitterStumbleUponWordPressYahoo BookmarksCompartilhar/Favoritos

namaste
Namaste é uma saudação, uma forma de reverência que pode ser da seguinte forma  interpretada:

“A minha luz interior saúda a luz interior que brilha dentro de você”

O gesto

Geralmente, unem-se as mãos em frente ao peito, na altura do chakra do coração, em profundo sinal de respeito, inclinando-se a cabeça na direção das mãos.

O sinal também pode ser feito levando as mãos em frente ao ponto do terceiro olho e flexionando a cabeça em direção às mãos de olhos fechados e, em seguida, levando às mãos em frente ao coração. Não é obrigatório dizer Namaste ao mesmo tempo em que se faz o gesto.

Saudação comum nas aulas de yoga

Em uma aula de yoga, na maioria das vezes, o professor saúda seus alunos ao término da prática com este gesto em sinal de respeito e gratidão, celebrando não só a conexão entre ele e os alunos presentes à aula, mas também a conexão daquele grupo com toda a linhagem de mestres que possibilitou aquele momento.

No yoga e na tradição oriental de forma mais ampla, o cultivo de uma relação clara, pura e límpida entre mestre e aluno é de tal forma inerente ao estudo da matéria em si e tão valorizado que várias são as representações de respeito e exaltação a esta conexão, sendo a saudação de Namaste nesse contexto uma manifestação e lembrança recorrente deste aspecto.

Partindo do fundo do coração,  Namaste é uma saudação sincera, que reconhece a mesma essência dentro de cada um, apesar de nossas claras e naturais diferenças.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

2 Responses

  • Ana Toledo says:

    Olá, Christian

    Realmente vc tem razão quando diz que a tradução não é exatamente aquela frase inicial que citei no início do texto, embora eu tenha dito que é uma saudação que “pode ser traduzida da seguinte maneira”…eu não disse que era a tradução exata, ao pé da letra. Permita-me alterar a palavra tradução por interpretação. Ficará mais claro, sem dúvidas. Namaste!

  • Christian says:

    Como é possível que uma palavra tão curta signifique uma frase completa, com significados tão profundos? Simples: não é possível.

    A tradução é algo bem simples e direto:

    namas = saudação, reverência
    te = dativo do pronome da segunda pessoa do singular
    tradução literal: namaste = eu te saúdo

    As interpretações são variadas e cada um é livre para fazer a sua, é claro. Recomenda-se apenas — para clareza e boa compreensão dos termos — que a interpretação seja feita depois da tradução e que não se confunda uma coisa com a outra.