Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Sita Sings the Blues

dezembro 3rd, 2009 | Posted by Ana Toledo in Display | Sem categoria

httpv://www.youtube.com/watch?v=RzTg7YXuy34&hl=pt_BR&fs=1&

O Ramayana narra a história do príncipe Rama – uma das encarnações de Vishnu – e sua esposa Sita.

Essa história juntamente com o Mahabharata (onde está inserida a Bhagavad Gita) são os dois mais importantes épicos da tradição indiana. Ambas não são simples narrativas, mas apresentam aspectos importantes da tradição e pensamento hindus. As  figuras de Rama, Sita, Hanuman, Ravana, etc.  são partes fundamentais da cultura e essência indianas.

A americana Nina Paley, autora desta premiada animação de 2008,  mescla à narrativa inspirada no épico, sua própria história, sua separação e sua vida em São Francisco.

Para aquele que não conhece o Ramayana, é importante lembrar que a cineasta usa somente determinadas situações e personagens deste maravilhoso épico e ainda os submete à ótica feminista ocidental. Então, não espere ver um retrato fiel da história, mas uma livre interpretação.

No site Sita sings the Blues, estão disponibilizadas várias versões do filme para download grátis. Como a autora diz: “Da cultura comum a história veio, e para lá voltará.” Mesmo que não entenda o inglês do filme, confira a criativa animação e as músicas…

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.