Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Carnívoros conscientes

fevereiro 2nd, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

Gandhi

Na época da COP15,  muito se discutiu sobre como todo o processo da indústria pecuária é altamente gerador de resíduos ambientais, não só através do desmatamento das florestas e imenso uso de água para a manutenção das pastagens e para sustento do rebanho, mas até através dos excrementos produzidos pelos próprios animais durante suas vidas.

Na época dos famosos vegetarianos acima, os motivos provavelmente eram outros…

Para mim, o motivo principal que me levou a reduzir drasticamente o consumo de carne foi a violência crescente praticada contra os animais criados em cativeiro. Vemos a cada dia mais histórias pavorosas sobre a vida dos bichinhos trancafiados e mal-tratados, enjaulados em compartimentos minúsculos, submetidos a todos os tipos de drogas para que nossos supermercados fiquem estufados de carne macia e suculenta…difícil devorar um bife e não se lembrar dessas histórias.

Por isso, minha intenção neste post é apenas lembrar aqueles, que não abrem mão da carne por qualquer motivo, que podem também ter uma postura ativa contra os maus tratos sofridos pelos animais e as atitudes anti-ecológicas dessa indústria.

Este movimento, inclusive, vem sendo chamado de “carnivorismo consciente”. Se podemos consumir produtos de animais que não ficaram trancafiados, confinados e não foram entupidos de antibióticos e hormônios, por que não fazê-lo?

Outro aspecto que vem atrelado a este conceito é o hábito que os consumidores adquirem de analisar realmente o que comem, selecionando suas escolhas a partir da procedência e o mecanismo de produção. Num futuro próximo, esta atitude acabaria influenciando o mercado como um todo a uma atitude mais ecológica e orgânica, afetando diretamente a qualidade de vida dos animais e o meio-ambiente de forma geral.

Por último, uma sugestão para os “carnívoros conscientes”: além de se tornar mais “ligado” na procedência do seu alimento, que tal fazer o bem a algum grupo de ajuda aos animais? Pode ser ajuda a cães abandonados, aos tigres asiáticos, aos atuns, às tartarugas..qualquer um vale. Escolha o que mais lhe comove e faça algo em prol dele.

Nota: Para descobrir os outros vegetarianos famosos, veja o álbum Vegetarianos Famosos no Flickr.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.