Yoga. Espiritualidade. Corpo.
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Os homens que encaravam cabras

março 31st, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Os homens que encaravam cabras)

Mais do que a bela trilha musical das antigas, mais do que Ewan McGregor dizendo que não faz ideia do que seja um guerreiro Jedi, mais do que o Jeff Bridges entregando flores aos soldados americanos, mais do que o Kevin Spacey tentando adivinhar o que está escondido dentro de uma gaveta dizendo “I seeee…”, aquilo que realmente me fez colocar este post aqui foi ter assistido o George Clooney feliz da vida fazendo Maricyasana III de cabelos compridos no filme “Os homens que encaravam cabras”.

Entrei no cinema sem ter a menor noção do que me aguardava (o título, propositalmente, não ajuda muito). O inusitado do título se estende pelo roteiro do filme divertido e leve. O elenco de primeira, a trilha sonora irretocável e a crítica nonsense à loucura das guerras contribuem para tornar o filme ótima diversão para o feriadão.

Homens atravessando paredes ao som de “More than a feeling” do Boston não vemos todos os dias…nem George Clooney praticando Yoga. Confira!

Segue o trailer do filme para quem não se recorda da música…

httpv://www.youtube.com/watch?v=SreufFevUSw

Youtube: www.youtube.com/watch?v=SreufFevUSw

Gengibre e pimenta do reino para manter as gripes afastadas

março 30th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Gengibre e pimenta do reino para manter as gripes afastadas)

As chuvas que fecham o verão já começaram e com elas o alívio que sentimos. Apesar de o verão ser minha estação do ano favorita, o sol escaldante e o calor sem tréguas deste ano, em especial no Rio de Janeiro, estava de bom tamanho…tenho que concordar.

Infelizmente, acompanhando as temperaturas mais amenas,  uma visitante típica das estações de transição também se prepara para ressurgir com maior intensidade: a gripe.

No outono e na primavera, devido em parte às variações extremas de temperatura, o vírus da gripe encontra o ambiente perfeito para se multiplicar.

Alimentação como prevenção

gengibrePara se defender da gripe acredito que seja mais inteligente usar a prudência do que confiar exclusivamente na ciência. É melhor se prevenir do que depender de remédios, nem sempre eficazes, para o tratamento de gripes e resfriados frequentes. As medidas preventivas são várias e a atenção com a alimentação é uma das principais.

A medicina Ayurvédica recomenda o consumo de gengibre e pimenta do reino para fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, evitar bebidas geladas e comida fria.

Das medidas acima, talvez, a menos comum para nós seja o consumo do gengibre mais regularmente. Sugiro consumi-lo em conserva (fácil de encontrar em lojas de produtos naturais), como tempero de sopas (a de abóbora com gengibre é uma de-lí-cia!), verduras e misturado com sucos de frutas, por exemplo, abacaxi e melancia.

Por último, sobre a pimenta do reino, uma dica: não compre a pimenta moída em saquinhos. O sabor da pimenta comprada a granel e moída na hora é outro!

Fonte: Thaindian News, online

Foto: www.diggingri.wordpress.com

Chat no Skype: qual modalidade de yoga vc pratica? Por quê?

março 28th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Chat no Skype: qual modalidade de yoga vc pratica? Por quê?)

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Livros sobre as posturas de Hatha Yoga

março 25th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Livros sobre as posturas de Hatha Yoga)

Sugiro dois livros que têm me acompanhado por algum tempo.

bandha1Os dois são muito esclarecedores para entendermos melhor as posturas e todo o trabalho esquelético e muscular envolvido nelas.

Trazendo figuras claras e bem apresentadas, eles constituem excelente material didático. Os alunos podem ter uma ideia bastante concreta do que estamos falando…(especialmente útil para os professores de Iyengar Yoga!).

Trabalho muscular no Hatha Yoga

O primeiro volume The Key Muscles of Hatha Yoga, como o nome diz, apresenta músculos, origens e inserções, correlações entre a musculatura, nervos correspondentes e até sob a influência de qual chakra o músculo está. Excelente para aprofundamento na execução das posturas.

O segundo livro, The Key Poses of Hatha Yoga apresenta as perspectivas biomecânica e fisiológica de algumas sequências de posturas, discutindo toda a ação muscular necessária para o refinamento da execução.bandha2

Ambos são excelentes. Se tivesse que escolher entre os dois, optaria pelo primeiro por ser básico, mas, com certeza, o segundo ficaria na minha lista de desejos.

O site é www.bandhayoga.com.

Quando visitar o site, aproveite para ver, no simulador, uma visão de 360 graus das principais posturas do Hatha Yoga. Muito bem feito.

Yoga para gestantes

março 23rd, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Yoga para gestantes)

yoga_gravidez
Praticar yoga na gravidez é tão importante quanto praticar yoga durante qualquer outra fase da vida. Na verdade, a prática consistente, antes da gravidez, proporciona à mulher maiores chances de um parto tranquilo e de dar à luz um bebê sadio e forte. Quanto mais saudável a mãe, melhor para os dois.

O yoga durante a gestação, além de contribuir para o equilíbrio físico e mental da dupla mãe e bebê, busca a criação de maior espaço para que o feto possa se desenvolver plenamente bem como procura imprimir na memória dele uma lembrança iogue.

Exercícios de yoga pelo método Iyengar Yoga

Quanto à prática das posturas ou asanas, dependendo do histórico da gestante, recomenda-se que não se pratique durante o primeiro trimestre. Se praticar, que seja de forma bastante atenta e criteriosa. Neste período, as posturas, por exemplo, podem ajudar no alívio das comuns indisposições matinais.

Durante o segundo trimestre, a prática pode ser um pouco mais intensa já que a mãe se encontra bem disposta e a barriga ainda está relativamente pequena. Muito bom para trabalhar a abertura pélvica e fortalecer a lombar.

No último trimestre, com o crescimento do bebê, muitas posturas se tornam incômodas para os dois. Neste momento, a atenção se volta para aliviar os eventuais desconfortos e cansaço da grávida e para ampliar o espaço abdominal em benefício do bebê.

Para cada fase da gestação, há a sequência de posturas de yoga mais indicada. Algumas posturas podem ser executadas durante todo o período como, por exemplo, Badha Konasana. Outras não, como torções e abdominais.

Ao longo de toda a prática e mais especificamente durante os exercícios de respiração ou pranayama, estimulam-se  momentos bastante ricos de conexão entre mãe e bebê, quando a mãe pode sentir a mente mais pura e serena, compartilhando essa paz com seu filho.

O uso dos acessórios na gravidez

No Iyengar Yoga, com o uso dos inúmeros acessórios, tem-se à mão uma infinidade de maneiras para alcançar os objetivos acima sem o risco de tensões indevidas ou lesões.

Melhoria da circulação sanguínea, alívio de dores lombares e da fadiga, diminuição do estresse e fortalecimento dos órgãos internos são mais alguns dos objetivos da prática do Iyengar Yoga para gestantes. Sempre muito bem apoiada pelos acessórios e observada pelo professor, a grávida consegue relaxar profundamente, se sentindo segura e confiante.

Se você tem o ok de seu médico, o ideal é procurar um local onde haja turmas especiais para grávidas. O contato com outras mulheres em situação semelhante traz segurança, confiança na natureza e permite uma troca de experiências muito útil e confortante.

Foto: www.womenshealthmag.com

Preparação para a gravidez

março 18th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Preparação para a gravidez)

giselle_bebe
Confesso que fico meio dividida quando leio a matéria com a  “Celebriyogi” Gisele Bundchen na Vogue sobre sua gravidez e seu parto. Balanço entre a admiração e uma leve irritação.

Responsabilidade pela escolha

Pessoalmente, não acho que seja função primordial ou essencial da mulher ter filhos, embora eu, Ana, não me imagine sem os meus. Não é porque o indivíduo nasceu do sexo feminino que deverá apresentar à sociedade uma prole numerosa e bem cuidada…a maternidade e a paternidade são vocações! Nem todo mundo nasceu para ser pai ou mãe…melhor seria ensinar, principalmente a nossas filhas, que netos serão muito bem-vindos, porém o que eu quero, de fato, como mãe, é a sua felicidade. Se a escolha da minha filha é ser mãe, ótimo! Se não é, ótimo também!

Contudo, o que considero fundamental é, feita a opção pela gravidez, então que se honre esta escolha, abraçando com o coração e a mente este momento indiscutivelmente crucial na vida de uma mulher.

Preparação cuidadosa para a gravidez

O que me causa admiração na Gisele é exatamente a demonstração de dedicação total à sua gravidez. Através da prática do yoga, da meditação, dos cuidados com sua alimentação, da preparação do parto…tudo foi pensado e feito da forma que ela julgou melhor. Muitos vão falar: “Mas ela é a Gisele Bundchen! Eu não sou assim!” A dificuldade, neste caso, não é ser quem se é, mas é assumir a responsabilidade por uma escolha.

Cuidar da alimentação, não ingerir álcool e drogas, não fumar, descansar mais durante a gravidez e mentalizar coisas boas para o filho são atitudes simples e que todos são capazes de fazer. Se existir a possibilidade de praticar Yoga em um grupo especial, melhor ainda!

A preparação do corpo, da mente e do coração para a chegada desta pessoa deve acontecer desde o momento em que se cogitou esta possibilidade.

Mulheres culpadas

Agora, quanto à irritação em relação à matéria com a Gisele…bem, eu tenho dois filhos. Engordei mais de 20 kg nas duas gestações…três meses após o parto, embora ajudada imensamente pela amamentação, ainda estava muito acima de meu peso. Quem já passou ou está passando por isso, muitas vezes, se culpa por não apresentar o frescor da pele da Gisele ou por ainda testemunhar a sua antiga calça jeans não avançar além das coxas!

Certamente, não me incomodaria se soubesse que mulher alguma se sente pressionada a estar linda e sexy amamentando um bebê de três meses ao ler este artigo. Se todas, neste momento, aí sim, pensassem: “Mas ela é a Gisele Bundchen! Eu não sou assim!”, teria menos implicância com este tipo de matéria.

Foto: www.yogadork.com

Aproveitamento integral dos alimentos

março 16th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Aproveitamento integral dos alimentos)

A questão da fome me sensibiliza bastante não só pela situação cruel no presente quanto pelo comprometimento de oportunidades futuras. Um banner do World Food Programme está a direita do blog como lembrança constante desta realidade cotidiana para um número cada vez maior de pessoas no mundo.

Não basta fornecer comida, mas alimento de qualidade

E quanto mais se lê sobre o assunto, mais se percebe a dificuldade de definir até o foco do que se deseja combater. A falta de alimento – a fome – é um problema enorme, sem dúvida. Porém, a falta de alimentos de qualidade –  a desnutrição – é um problema ainda mais difícil de ser solucionado. Não basta dar alimentos, mas alimentos nutritivos…e de baixo custo!

Passeando então pelo site do Instituto da Criança, instituição de que gosto muito e que apoia vários projetos filantrópicos, esbarrei com o “Comendo de um…Tudo“!

Solução jogada no lixo

Como a maioria das boas ideias, esta é bastante simples: ensinar métodos de aproveitamento das sobras dos alimentos, combatendo a desnutrição de forma eficiente e barata. A reeducação dos consumidores é fundamental, pois, quem de nós está acostumado a comer bolo de casca de banana ou ensopadinho de entrecasca de melancia?

Uma das formas mais fáceis e efetivas de participar deste projeto é fazendo as receitas…sabe-se lá quem poderá compartilhar da nossa refeição e acabar adotando e propagando também o aproveitamento integral dos alimentos?

O problema da desnutrição é realmente urgente, e vem sendo, cada vez mais, debatido e analisado nos mais variados fóruns.

Um exemplo: assista o curta “Chicken a la Carte”, vencedor na categoria mais popular do Festival de Berlin de 2006. No words…

httpv://www.youtube.com/watch?v=ONqWbFlxVwE

Vídeo: www.youtube.com/watch?v=ONqWbFlxVwE

Swami Ramakrishnananda, discípulo da Amma, no Rio, 14/03

março 11th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Swami Ramakrishnananda, discípulo da Amma, no Rio, 14/03)

Hotel Excelsior, Av. Atlântica, 1800,

18h00, no domingo, dia 14/03

Não perca a oportunidade de compartilhar momentos de meditação, muita paz e ensinamentos!

Workshop Iyengar Yoga – Janet McLeod no Rio neste sábado

março 10th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (1 Comments)

Primeiro workshop internacional de Iyengar Yoga em 2010 no Rio!!!

Janet McLeod, aluna de Manouso Manos e professora do curso de treinamento para professores do Instituto em São Francisco, nunca esteve no Brasil e esta é uma oportunidade excelente para praticar sob os cuidados de alguém tão experiente…

Não se esqueça! É neste sábado!

Yoga para mulheres

março 9th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Yoga para mulheres)

Milhares de mulheres praticam yoga hoje em dia em busca de fortalecimento físico e alívio contra as situações de estresse normais de nosso cotidiano.

A opção pelo Yoga como antídoto ao envelhecimento e enrijecimento causados pelo estresse vem crescendo continuamente entre o público feminino.

E atrelado a esta escolha, as mulheres vêm também descobrindo como o Yoga pode ser mais do que uma forma de ganhar maior flexibilidade ou relaxamento: o Yoga pode ser uma ferramente de cura e cuidado pessoal.

Atenção às variações hormonais

Na Semana das Mulheres, nada mais feminino do que lembrar de um aspecto tão importante e comumente desprezado deste universo: a menstruação.

Em especial nos dias de hoje, quando estamos menstruando mais cedo, tendo menos filhos e sujeitas a maior estresse pelas crescentes solicitações do trabalho fora do lar e pelas imutáveis solicitações do trabalho dentro do lar,  os distúrbios ginecológicos se apresentam em ritmo ascendente.

A variação hormonal que ocorre exclusivamente às mulheres, na maior parte das vezes, é fonte de incômodos físicos, instabilidade emocional e vulnerabilidade extremos. Mas não deveria.

Através de uma prática inteligente, que cuide da mulher durante todo o seu ciclo menstrual, os sintomas de desconforto podem ser grandemente aliviados. Posturas específicas (por exemplo, aquelas que proporcionam maior espaço abdominal) e exercícios de respiração adequados contribuem para tonificar e regular o aparelho reprodutor feminino.

Yoga como cuidado permanente ao longo da vida

Desde as que estão passando pela menarca até aquelas que já atravessaram a menopausa,  todas têm muito o que receber de uma prática atenta às variações hormonais mensais e naturais que fazem parte da vida de todas nós.

O que se pede das mulheres é que sejam atentas com sua prática de forma a honrar o feminino que carregamos dentro de nós – fortalecendo-nos à medida que nós próprias valorizamos a possibilidade que temos de perceber de forma tão palpável as conexões entre a natureza, nossos hábitos, nosso corpo, nossas emoções e, assim mais fortes, podermos cuidar daqueles que nos cercam.

The Woman’s Yoga Book

bobbyclennelPara ilustrar este artigo, a foto de Bobby Clennell, professora do Instituto de Iyengar Yoga de Nova York, cujo livro “The Woman’s Yoga Book – asana and pranayama for all phases of the menstrual cycle” deve estar presente na biblioteca de toda praticante de yoga, iniciante ou não.

Visite seu site em bobbyclennell.com

Dia Internacional da Mulher

março 8th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Dia Internacional da Mulher)

Que chegue em breve o tempo em que não haverá necessidade mais do Dia da Mulher, do Dia do Índio, do Dia da Consciência Negra….tempos de coexistência pacífica.

Não uma paz artificial ou camuflada, mas uma paz universal oriunda da serenidade que cada um obtém por estar desempenhando seu papel neste mundo de acordo com sua essência, aceitando e sendo aceito por tornar-se aquilo que, de fato, nasceu para ser.

httpv://www.youtube.com/watch?v=sltFpt9R9vI

 

Pedro Pessoa em SP em março

março 6th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Pedro Pessoa em SP em março)

O professor Pedro Pessoa e sua esposa, Camila, além de serem pessoas especiais, são excelentes praticantes e professores de Iyengar Yoga.

Se você está em São Paulo, não perca a oportunidade!

Professor de Iyengar Yoga, Rogelio Nuñez, no Rio, 12/03

março 5th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em Professor de Iyengar Yoga, Rogelio Nuñez, no Rio, 12/03)

Mais uma ótima oportunidade para praticar!

Entre em contato para saber maiores detalhes.

O que é Iyengar Yoga?

março 4th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria - (Comentários desativados em O que é Iyengar Yoga?)
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Light on Yoga

O Iyengar Yoga é uma modalidade de Hatha Yoga, baseada nos ensinamentos do mestre BKS Iyengar, autor do clássico tratado Light on Yoga (editado em português em versão resumida sob o título A Luz da Ioga).

Professor desde 1936, hoje, aos 91 anos, BKS Iyengar continua praticando e orientando seus discípulos ativamente com o auxílio de sua filha, Geeta, e seu filho, Prashant, ambos autores de livros de referência no Yoga.

Sua prática intensa e seus mais de 70 anos de ensinamento produziram inovações significativas na arte e na ciência do yoga. Para saber mais sobre BKS Iyengar, visite www.bksiyengar.com

Os ensinamentos da família Iyengar são firmemente baseados nos Yoga Sutras de Patanjali, um compêndio milenar sobre o caminho do Yoga, elaborado pelo menos há 2500 anos.

Como qualquer prática de Hatha Yoga, o Iyengar Yoga promove flexibilidade e força ao mesmo tempo. Contudo, ao prestar atenção aos alinhamentos precisos na execução das posturas, é considerado meditação na ação, ou melhor, o corpo se torna objeto de meditação.

Fonte: www.iyengarnyc.org