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Yoga para gestantes

março 23rd, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

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Praticar yoga na gravidez é tão importante quanto praticar yoga durante qualquer outra fase da vida. Na verdade, a prática consistente, antes da gravidez, proporciona à mulher maiores chances de um parto tranquilo e de dar à luz um bebê sadio e forte. Quanto mais saudável a mãe, melhor para os dois.

O yoga durante a gestação, além de contribuir para o equilíbrio físico e mental da dupla mãe e bebê, busca a criação de maior espaço para que o feto possa se desenvolver plenamente bem como procura imprimir na memória dele uma lembrança iogue.

Exercícios de yoga pelo método Iyengar Yoga

Quanto à prática das posturas ou asanas, dependendo do histórico da gestante, recomenda-se que não se pratique durante o primeiro trimestre. Se praticar, que seja de forma bastante atenta e criteriosa. Neste período, as posturas, por exemplo, podem ajudar no alívio das comuns indisposições matinais.

Durante o segundo trimestre, a prática pode ser um pouco mais intensa já que a mãe se encontra bem disposta e a barriga ainda está relativamente pequena. Muito bom para trabalhar a abertura pélvica e fortalecer a lombar.

No último trimestre, com o crescimento do bebê, muitas posturas se tornam incômodas para os dois. Neste momento, a atenção se volta para aliviar os eventuais desconfortos e cansaço da grávida e para ampliar o espaço abdominal em benefício do bebê.

Para cada fase da gestação, há a sequência de posturas de yoga mais indicada. Algumas posturas podem ser executadas durante todo o período como, por exemplo, Badha Konasana. Outras não, como torções e abdominais.

Ao longo de toda a prática e mais especificamente durante os exercícios de respiração ou pranayama, estimulam-se  momentos bastante ricos de conexão entre mãe e bebê, quando a mãe pode sentir a mente mais pura e serena, compartilhando essa paz com seu filho.

O uso dos acessórios na gravidez

No Iyengar Yoga, com o uso dos inúmeros acessórios, tem-se à mão uma infinidade de maneiras para alcançar os objetivos acima sem o risco de tensões indevidas ou lesões.

Melhoria da circulação sanguínea, alívio de dores lombares e da fadiga, diminuição do estresse e fortalecimento dos órgãos internos são mais alguns dos objetivos da prática do Iyengar Yoga para gestantes. Sempre muito bem apoiada pelos acessórios e observada pelo professor, a grávida consegue relaxar profundamente, se sentindo segura e confiante.

Se você tem o ok de seu médico, o ideal é procurar um local onde haja turmas especiais para grávidas. O contato com outras mulheres em situação semelhante traz segurança, confiança na natureza e permite uma troca de experiências muito útil e confortante.

Foto: www.womenshealthmag.com

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