Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Yoga para mulheres

março 9th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

Milhares de mulheres praticam yoga hoje em dia em busca de fortalecimento físico e alívio contra as situações de estresse normais de nosso cotidiano.

A opção pelo Yoga como antídoto ao envelhecimento e enrijecimento causados pelo estresse vem crescendo continuamente entre o público feminino.

E atrelado a esta escolha, as mulheres vêm também descobrindo como o Yoga pode ser mais do que uma forma de ganhar maior flexibilidade ou relaxamento: o Yoga pode ser uma ferramente de cura e cuidado pessoal.

Atenção às variações hormonais

Na Semana das Mulheres, nada mais feminino do que lembrar de um aspecto tão importante e comumente desprezado deste universo: a menstruação.

Em especial nos dias de hoje, quando estamos menstruando mais cedo, tendo menos filhos e sujeitas a maior estresse pelas crescentes solicitações do trabalho fora do lar e pelas imutáveis solicitações do trabalho dentro do lar,  os distúrbios ginecológicos se apresentam em ritmo ascendente.

A variação hormonal que ocorre exclusivamente às mulheres, na maior parte das vezes, é fonte de incômodos físicos, instabilidade emocional e vulnerabilidade extremos. Mas não deveria.

Através de uma prática inteligente, que cuide da mulher durante todo o seu ciclo menstrual, os sintomas de desconforto podem ser grandemente aliviados. Posturas específicas (por exemplo, aquelas que proporcionam maior espaço abdominal) e exercícios de respiração adequados contribuem para tonificar e regular o aparelho reprodutor feminino.

Yoga como cuidado permanente ao longo da vida

Desde as que estão passando pela menarca até aquelas que já atravessaram a menopausa,  todas têm muito o que receber de uma prática atenta às variações hormonais mensais e naturais que fazem parte da vida de todas nós.

O que se pede das mulheres é que sejam atentas com sua prática de forma a honrar o feminino que carregamos dentro de nós – fortalecendo-nos à medida que nós próprias valorizamos a possibilidade que temos de perceber de forma tão palpável as conexões entre a natureza, nossos hábitos, nosso corpo, nossas emoções e, assim mais fortes, podermos cuidar daqueles que nos cercam.

The Woman’s Yoga Book

bobbyclennelPara ilustrar este artigo, a foto de Bobby Clennell, professora do Instituto de Iyengar Yoga de Nova York, cujo livro “The Woman’s Yoga Book – asana and pranayama for all phases of the menstrual cycle” deve estar presente na biblioteca de toda praticante de yoga, iniciante ou não.

Visite seu site em bobbyclennell.com

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.