Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Iyengar Yoga: por que usar tantos materiais?

maio 12th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria
cadeiraiyengar

Acessórios para Yoga

Outro dia, uma pessoa, que entrava pela primeira vez em uma aula de Iyengar Yoga, perguntou: “Mas para que tanto material? Não é aula de Yoga?”

Confesso que, quando iniciei, pensei o mesmo. Isso é tão diferente do que pensamos ser uma aula de Yoga! Contudo, quando praticamos, percebemos claramente o motivo do uso dos acessórios.

Iyengar e a criação dos acessórios

BKS Iyengar foi quem, pela primeira vez, utilizou os acessórios na prática de Hatha Yoga.

Quando bem jovem, seu guru e cunhado, T. K. V. Krishnamacarya, lhe pediu para que ensinasse Hatha Yoga a um grupo de senhoras indianas.

Diante dessa turma, Iyengar percebeu que elas não poderiam executar as posturas conforme ele próprio havia aprendido (quem já viu um vídeo de Iyengar praticando percebe que ele, desde novo, já era um grande e iluminado iogue e executava as posturas lindamente!).

Assim, utilizando os utensílios disponíveis em qualquer casa indiana, criou o que se tornou uma de suas grandes contribuições para o Hatha Yoga.

A utilidade dos acessórios

Usando cadeiras, almofadões, cordas, cintos, blocos e outros itens comuns, ele permitiu que a prática passasse a ser acessível a todos. Esse ato tão generoso nos permite executar, a partir de então, as posturas de forma a usufruir todos os benefícios que elas têm a nos oferecer, apesar de idade, condicionamente físico ou lesões pré-existentes.

Cada acessório pode ser usado com vários intuitos…ora para tornar uma postura mais intensa, mais alinhada e mais harmônica, ora para apoiar o praticante nas posturas restaurativas.  Tudo depende do objetivo da aula e da experiência e habilidade do professor.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.