Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Blocos para Yoga

junho 22nd, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

bloco yoga

Recebo constantemente emails pedindo informações sobre os acessórios de Iyengar Yoga, especialmente cintos e blocos.

A principal dúvida é sobre o tamanho desses acesórios…se existe uma medida padrão, um material mais adequado, isto é, um modelo único e ideal.

Não, não existe.

Os blocos de yoga

Entre os meus acessórios, tenho 3 blocos diferentes, tanto nas medidas quanto nos materiais.  Um para cada situação.

Os blocos de madeira são os mais comuns. O mais largo é bastante estável e pode-se confiar nele quando precisamos de apoio firme e também quando queremos uma resistência clara e educativa contra o corpo. O mais estreito oferece menor estabilidade mas é mais delicado por ter uma largura menor. Importante no caso dos blocos de madeira é que tenham as arestas arredondadas e sejam bem lisos, sem asperezas.

O bloco de EVA é leve e bastante instável. Não resiste à pressão do corpo, mas pode ser mais confortável em algumas situações. Além disso, por exemplo, se precisarmos utilizar um bloco nas invertidas, dependendo do objetivo, pode ser o mais indicado, já que não apresenta riscos ao praticante se cair. Como é menos resistente que o de madeira, o bloco de espuma apresenta uma durabilidade menor, se deformando com o uso constante.

Outros blocos utilizados são os de cortiça, os de madeira mais pesados, os de bambu…

Quanto às medidas dos blocos, tenho visto ainda maior variação no mercado. Segundo o livro de BKS Iyengar, “Yoga, the path to the Holistic Health”, a medida dos blocos de madeira deveria ser 23 cm X 12 cm X 7 cm.

Última sugestão, se você vai comprar blocos, é  interessante que compre sempre aos pares, iguaizinhos. É comum precisarmos de 2 apoios com a mesma altura durante a prática.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.