Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Krishnamacharya: o avô do yoga contemporâneo

julho 6th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria
krishnamacharya

Como mestre de BKS Iyengar,  de Patabbhi Jois, de Indra Devi e de seu próprio filho, TKV Desikachar, Krishnamacharya (que aparece na foto acima executando Pincha Mayurasana) pode ser considerado o avô do yoga contemporâneo.

Krishnamacharya e seus discípulos famosos

Diz-se comumente que podemos averiguar a excelência de um professor pela qualidade de seus alunos. No caso de Krishnamacharya, ao se considerar o quilate de seus discípulos, tem-se a medida exata do grande mestre que foi.

Fiel ao legado ancestral do Yoga, Krishnamacharya soube reinterpretar a tradição iogue, em especial o Hatha Yoga, de forma a trazê-la para nossa época, norteada basicamente pela busca do aprimoramento da saúde, da clareza mental e do crescimento espiritual de maneira acessível ao homem comum. Apesar de não ter saído da Índia, seus ensinamentos atravessarem os oceanos nos corações de seus quatro ilustres seguidores.

Embora tenham desenvolvido suas modalidades a partir de diferentes aspectos dos ensinamentos de Krishnamacharya, pode-se reconhecer em todos eles a paixão e a fé no Yoga cultivadas pelo ilustre mestre.

Se estamos hoje aqui falando sobre yoga, devemos agradecer em grande parte a Jois, a Indra Devi, a Iyengar e a Desikachar. Contudo, não podemos esquecer jamais o gênio por trás de todo esse conhecimento, que procurou, durante toda a sua vida, difundir o Yoga para pessoas de todos os tipos por reconhecer nele o caminho para a transformação individual.

Apreciem a prática de Krishnamacharya em 1938, quando ele tinha 50 anos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=cd_eTupTCbI

Foto: www.kym.org/sub_abt_ourteacher.html

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.