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Exercícios de yoga e suas categorias – parte I

setembro 28th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

Os exercícios de yoga são divididos em categorias no método de Hatha Yoga denominado Iyengar Yoga.

As posturas são assim agrupadas de forma que possamos estudá-las de forma sistemática e criteriosa, observando o nosso corpo e estado mental ao executarmos cada um dos tipos de asanas.

Assim sendo, as posturas podem ser classificadas da seguinte maneira:

  1. de pé;
  2. sentadas;
  3. extensões para frente;
  4. extensões laterais;
  5. inversões;
  6. abdominais;
  7. extensões para trás;
  8. restaurativas.

Podemos ainda criar um item em separado para Surya Namaskar ou Saudação ao Sol por ser essa uma sequência pré-definida, a qual consiste em uma sucessão contínua e cíclica de asanas.

Classificação das Posturas de Yoga

O estudante de Yoga deve buscar se tornar mais forte, especialmente em suas pernas e braços. Para isso, as posturas de pé são trabalhadas e examinadas exaustivamente. Pelas posturas de pé, aprende-se a perceber o alinhamento do próprio corpo.

Alguns exemplos de posturas de pé são: Urdhva Hastasana, Utkatasana e Adho Mukha Svanasana.

triang mukhaikapada
Triang Mukhaikapada Paschimottanasana

As posturas sentadas são imprescindíveis. Especialmente nos dias de hoje, quando todos nos sentamos em cadeiras boa parte do dia, nossos joelhos, tornozelos, quadril e coluna devem ser trabalhados para se tornarem flexíveis e móveis, porém fortes e estáveis.

Exemplos de posturas sentadas são: Dandasana, Gomukhasana e Trianga Mukhaikapada Paschimottanasana(foto).

No artigo da semana que vem, Exercícios de yoga e suas categorias – parte II, continuaremos nossa conversa sobre os grupos de posturas ou exercícios de yoga.   Foto: ytt2007.blogspot.com

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