Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Yoga e pilates para descansar o corpo do excesso de atividades físicas

outubro 19th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

Pegando emprestado o jargão do mundo “fashion”, a nova tendência fitness é o uso de pilates, yoga e exercícios cardio para descanso daqueles que malham demais.

Se você é do tipo que frequenta a academia diariamente, corre, pedala, nada…já deve ter aprendido a importância do descanso para recarregar e restaurar suas energias.

Para alguns, como o repórter do New York Times autor da matéria “Pilates and Exercises help those who overdo workouts” (“Pilates e exercícios ajudam aqueles que se exercitam demais”), parar por um dia na semana é o suficiente…ou era! Aulas saindo do forno específicas para relaxamento dos super atletas urbanos estão ganhando muitos adeptos e demonstrando que exercícios corretos e específicos podem ser mais eficientes na restauração do sistema físico do que o repouso absoluto.

Se descansar, relaxar, desestressar mente e corpo fosse fácil, bastando se sentar em frente à TV em um sofá bem macio, tudo estaria resolvido. Fato é que o mundo real não é assim. Não é verdade que, às vezes, acordamos já cansados, indicando que a noite de sono não foi reparadora?

No Iyengar Yoga, há aulas chamadas restaurativas. Não necessariamente elas são suaves e lentas do início ao fim. Neste tipo de aula, o descanso que se busca é completo e pleno, atingindo órgãos e tecidos internos, articulações, músculos e pele. Para alcançar este descanso profundo, podemos, além de praticar ativamente as posturas, usar o suporte dos acessórios para seguirmos um trabalho de reparação passiva.

Ultraman
Ultraman

O que eu sinto nas aulas restaurativas é que elas me reenergizam, me restauram…eu saio com mais disposição do que entrei.

Traduzindo para uma linguagem mais simples, infelizmente somente para aqueles com mais de 40 anos: lembram-se do Ultraman e da sua luzinha piscando? Se ele somente se sentasse a luzinha continuava piscando…ele tinha que voar perto do Sol para se recarregar….bem, é mais ou menos isso.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.