Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Indra Devi: a primeira dama do Yoga

novembro 30th, 2010 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria
Indra Devi

Indra Devi

Krishnamacarya teve quatro discípulos que mudaram a história do Yoga, particularmente no Ocidente: Patabbhi Jois (Astanga Yoga); BKS Iyengar (Iyengar Yoga), TKV Desikachar (inicialmente, Viniyoga) e aquela que se tornaria a grande dama do Yoga, Indra Devi.

Nascida na Rússia, Indra perseguiu o Yoga com amor e dedicação durante toda sua vida. Seu mestre a recusou como aluna em sua Shala de início, pois era mulher e, ainda por cima, estrangeira. Seu comprometimento com a prática e com seus estudos o conquistou por fim, fazendo dela uma de suas alunas mais próximas.

Indra Devi estudou longos ano com Krishnamacarya e, tempos depois, acabou fundando sua própria escola em Hollywood onde recebeu vários artistas famosos da época como parte da estratégia para popularizar a prática do yoga entre as pessoas comuns. Indra desenvolveu uma prática adaptada para os Ocidentais, com exercícios físicos, muitos exercicios respiratórios e atenção cuidadosa à dieta.

Sua contribuição para o Yoga no Ocidente é indiscutivel. Sua trajetória é sinônimo de dedicação, de confiança no Guru e de devoção à tradição milenar iogue. Indra faleceu em 2002, em Buenos Aires, com 100 anos.

Indra Devi parece ter se antecipado a uma tendência em seu país de nascimento. O Yoga tem alcançado, a cada ano, mais e mais adeptos na Rússia. Estima-se que um em cada três russos pratique Yoga hoje em dia. Inclusive, o próprio presidente Medvedev já se declarou um praticante habitual. Nosso Guruji Iyengar já esteve algumas vezes em Moscou e contribuiu, em grande parte, para este sucesso.

Para conhecer um pouco mais sobre a inspiradora história de Indra Devi, leia o artigo do site “Russia and India” – A portrait of the First Lady of Yoga.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.