Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

O Yoga e Noemia Wainer

outubro 25th, 2011 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria
noemia

Noemia Wainer

O início

Meu encontro com Iyengar yoga  foi inteiramente por acaso, em país e cidade completamente improváveis, África do Sul e Cidade do Cabo no agora distante ano de  1976! É preciso relembrar que BKS Iyengar  e seu método  foram  levados para o Ocidente pela mão do grande violinista Yehudi Menuhim, que  encontrou BKS na India em 1949 ! Pouco a pouco o sistema “Iyengar yoga” foi sendo reconhecido, primeiramente na Grã-Bretanha e, após a publicação  do livro  “Luz na Yoga”, em 1966,   já havia praticantes e professores  em vários países, entre os quais  se encontrava a África do Sul.

Na qualidade de Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, fui removida da Embaixada em Washington para o Consulado do Brasil em Cape Town, motivo pelo qual eu me encontrava naquela cidade, onde, além das tarefas próprias das minhas funções, participei de um grupo de dança moderna. No mesmo estúdio onde ensaiávamos, uma professora de yoga alugou o espaço para dar suas aulas.  Por curiosidade, comecei a freqüentar  suas aulas  e imediatamente fiquei  fascinada pelo sistema. Aos poucos fui me informando sobre esse estilo particular de yoga, comprei e li “Light on Yoga”de cabo a rabo  e cheguei rapidamente  à conclusão de  que tudo o  que estava naquela obra magnífica era da maior importância e que faria parte da minha vida para sempre!

Como se diz, o resto é história… Removida para Brasília em 1976 , e ainda com pouca experiência e conhecimento no sistema, deixei a prática até 1981, quando, agora no Consulado do Brasil em São Francisco, reiniciei meus estudos  de Iyengar yoga com Manouso Manos, então um jovem barbudo e intenso, que dava suas aulas numa pequena  Academia de Ginástica em  São Francisco!

Mas, aos poucos, e após a inauguração do Iyengar Yoga Institute de São Francisco, o sistema Iyengar foi sendo cada vez mais reconhecido, e meu professor, Manouso, pela sua dedicação, talento, compaixão e a proximidade com  Gurudji, foi crescendo,  juntamente com o número de estudantes que passaram a freqüentar suas aulas. Manouso, como todos sabem, já veio ao Rio pela 4ª. vez!

O começo do Iyengar Yoga no Brasil

Em 1989 fui removida mais uma vez para Brasília. Naquele momento, posso dizer que Iyengar yoga era totalmente desconhecido no Brasil. Já bem mais experiente, comecei a dar aulas para amigos e colegas do Itamaraty. Não posso deixar de mencionar o impacto que foi para esses primeiros alunos de Iyengar yoga em Brasília (e no Brasil) o contacto com a metodologia inigualável do sistema!  Para Deborah Weinberg, uma jovem bióloga casada com um diplomata, que também freqüentava minhas aulas, foi a descoberta de um novo caminho.   Logo  percebeu que, a fim de aprofundar seu conhecimento, teria que dedicar-se  completamente ao estudo do sistema e para tal foi para São Francisco  onde permaneceu por 4 anos, estudando  com Manouso e fazendo o curso de preparação de instrutores de Iyengar yoga oferecido pelo Iyengar Yoga Institute de São Francisco.

Deborah foi a pioneira aqui no Rio de Janeiro desse maravilhoso instrumento colocado por BKS Iyengar ao alcance de quem não tem medo em enfrentar os desafios propostos pela yoga e que pode proporcionar uma verdadeira e  positiva mudança de vida e de concepção do mundo! No entanto, tenho o maior orgulho em dizer que fui sua primeira professora e que por meu intermédio, a linhagem de praticantes de Iyengar yoga no Rio de Janeiro, continuou com Deborah e as centenas de alunos que passaram por suas mãos já há mais de 10 anos!

Os efeitos do Iyengar Yoga

Gostaria de incluir as palavras de Yehudi Menuhim no prefácio de Light on Yoga  que definem magistralmente os benefícios que vem da prática sincera, despojada, livre  do espírito de competição, tão em evidência nas nossa cultura:

“Trata-se  de uma técnica  adequada de maneira ideal para a prevenção de doenças físicas e mentais e para proteger o corpo, desenvolvendo um sentido de  confiança em si mesmo. Pela sua própria natureza a yoga está fortemente conectada às leis da natureza: respeito à vida, verdade, paciência são todos fatores indispensáveis  para conseguirmos uma respiração tranqüila,  espírito calmo e uma firme força de vontade”.

A prática de Iyengar yoga  tem sido para mim caminho, apoio, aprendizagem constante, saúde, humildade, beleza estética, onde encontrei pessoas extraordinárias pela extraordinária dimensão humana que a yoga oferece aos seus praticantes sinceros!

Namaste!

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

2 Responses