Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Stress de Yoan Capote

março 13th, 2012 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

O combate ao estresse moderno é uma das razões principais para que se procure o yoga. É um assunto sempre presente na mente do professor, que tenta reduzir seus efeitos sobre os corpos e mentes de seus alunos, como na mente dos próprios alunos que frequentam as aulas buscando incansavelmente se verem livres dele.

Poucas vezes, no entanto, vi algo que representasse tão bem o estresse de forma quase palpável.

Visitando a exposição “Entre trópicos”, encerrada em fevereiro na Caixa Cultural aqui no Rio, me deparei com uma escultura muito interessante. A exposição reuniu artistas brasileiros e cubanos e é de um cubano, Yoan Capote, a obra a que me refiro.

O artista cubano intercalou carreiras de dentes trincados e pesadíssimos blocos de concreto em uma grande coluna na obra denominada “Stress”. Sentia-se, olhando de perto, o peso do concreto sobre os dentes trincados…tal qual fazemos quando estamos sob uma situação de estresse. Na versão da exposição carioca, a obra não tinha as dimensões da versão de 2010 da figura acima, porém, mesmo assim, a obra conseguiu transmitir semelhante sensação.

Tradução perfeita de toda a tensão e constrição a que nos mantemos submetidos quando estressados…perfeito!

 

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.