Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

É necessária a fé religiosa para praticar Yoga?

agosto 21st, 2012 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

Como falei de fé nos dois artigos da última semana, é necessário fazer  um esclarecimento bastante importante já que muitas pessoas têm essa dúvida.

O Yoga é religião?

As pessoas das mais variadas tradições religiosas podem e praticam Iyengar Yoga. Os professores não promoverão uma visão religiosa durante a aula. Contudo, o Yoga é baseado na tradição Hindu e algumas referências podem ser feitas às fontes de ideias e nomes das posturas para elucidar algum detalhe.

Os Yoga Sutras de Patanjali são a referência do Iyengar Yoga

A grande referência filosófica do Iyengar Yoga é a obra Yoga Sutras de Patanjali. Neste tratado, não há menção a divindade específica alguma, ao contrário da Bhagavad Gita, por exemplo, cujas referências a Krishna/Vishnu permeiam todo o texto.

Muitos creditam uma boa parte do sucesso do Yoga a esta base filosófica tão neutra que a abre para diferentes interpretações. Edwin Bryant usa uma expressão de que gosto muito: os Yoga Sutras são como um “template” ou modelo, permitindo que qualquer um possa utilizá-lo e interpretá-lo de acordo com suas tradições.

Por isso, quando se quer estudar este maravilhoso trabalho, deve-se ter atenção ao escolher o autor da versão, pois a mesma abertura que promove o acesso quase universal ao texto deixa muitas questões e definições mais soltas do que gostaríamos, aumentando enormemente o papel do comentarista e do tradutor no entendimento de seu conteúdo.

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.