Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Dor nas costas e má postura – parte final

março 19th, 2013 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

dor nas costas

No artigo anterior sobre este assunto (Dor nas costas e má postura – parte II ), vimos como pesquisas recentes vêm comprovando aquilo que está registrado há milênios na tradição hindu do Yoga: o corpo e a mente afetam-se mutuamente.

A tradição hindu carrega uma premissa que a torna diferente da filosofia ocidental: a aplicação prática dos conceitos na vida. Não há sentido em apenas teorizar sobre os ensinamentos milenares sem trazê-los para o cotidiano de forma que nosso caminho na direção da comunhão com Deus seja o mais claro e direto possível.

Por isso, quando dedicamos nosso tempo a cultivar uma coluna saudável e livre através dos asanas, tenha sempre claro o objetivo supremo de toda a tradição iogue. Isso torna a nossa prática única e valiosa, estejamos nós em qualquer nível.

BKS Iyengar descreve lindamente a comunhão entre corpo, mente e espírito:

Onde o corpo termina e a mente começa? Onde a mente termina e corpo começa? Eles não podem ser divididos pois são inter-relacionados e diferentes aspectos da mesma consciência divina que tudo permeia (…) O iogue nunca negligencia ou mortifica seu corpo ou sua mente, mas cultiva os dois. Para ele o corpo não é um impedimento para sua liberação espiritual nem é a causa de sua queda, mas é um instrumento de obtenção.

Light on Yoga – pg. 42

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.