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Dor nas costas e má postura – parte I

março 5th, 2013 | Posted by Ana Toledo in Sem categoria

dor nas costasFoto: fisioterapia.com

Não há dúvidas de que uma má postura pode trazer dor física, mas pesquisas recentes têm relatado que ela também pode influir diretamente no nosso estado emocional.

Manter-se com o peito fechado e ombros caídos para frente torna você um alvo bem mais fácil para a depressão do que aqueles que sustentam a postura ereta com a cabeça bem posicionada. O recolhimento físico constante do peito conduz a um estado geral de baixa energia e desânimo.

O esterno – o osso central do peito – deve ser exibido para frente, com coragem e determinação. Ao fazer isso, você permite que seus órgãos abdominais permaneçam no local correto, sem expulsá-los para frente e nem empurrá-los para baixo, deixando que funcionem sem obstruções. Gosto muito de imaginar um foco de luz sobre o esterno. Ele deve apontar sempre para frente, como um farol alto, e não para o chão, como um farol de neblina.

As posturas de yoga para as costas

Todos os asanas do Yoga são excepcionais formas de fortalecermos o centro do corpo e as costas para que a posição saudável da coluna possa ser sustentada por mais tempo.

Destaco hoje, em especial, as posturas de retroflexão denominadas “baby”  já que são excelentes fortalecedoras das costas. Se você observar um bebê de bruços em seus primeiros meses de vida, reconhecerá algumas das posturas de que falo. A criança precisa fortalecer as costas para que possa se sentar e, em seguida, andar.

Olhe esse lindo bebê exercitando-se sorridente…de qual postura você se recorda?

baby backbend

Baby backbend

Foto: 4.bp.blogspot.com

Nós, adultos, precisamos manter nossos músculos fortes e longos para que conservem nossa coluna livre e muito bem alinhada. Portanto, a busca pela postura confortável e firme deve ser não só um meio de escapar da dor física mas também de cultivar a disposição emocional para uma vida criativa e feliz.

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