Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Desafiando a gravidade em Chatuspadasana

julho 2nd, 2013 | Posted by Ana C Toledo in Sem categoria
Chatuspadasana

Vivemos sob o efeito da gravidade e dela precisamos para manter a integridade dos sistemas esquelético e muscular.

O peso que sentimos (e parece ir se multiplicando ao longo dos anos vividos!) promove nosso achatamento mas é esse mesmo peso que mantém nossos músculos e ossos densos o suficiente para nos sustentar.

Sucumbir ou resistir a essa força invisível e poderosa? As duas coisas ao mesmo tempo com sabedoria!

A gravidade e as posturas de yoga

No yoga, a base de qualquer postura deve realmente se aproveitar da força gravitacional, aderindo-se ao chão. Sejam os pés, as mãos, os ombros…o que estiver em contato com o chão deve fazê-lo sem reservas.

Não quero dizer com isso que devemos deixar todo o corpo obedecer a este mesmo padrão: não! A base firme e estável é de onde poderemos partir para ascender, para crescer, para alongar…para recuperar a leveza.

Tomei Chatuspadasana como exemplo porque ela é uma postura onde podemos sentir a força da gravidade agindo bem no centro do nosso corpo, empurrando-o para o chão. Assim, pés e braços devem realmente grudar-se no chão para que o centro de gravidade do corpo possa levitar…

Prenda-se ao chão para depois subir! Comece a perceber isso em Chatuspadasana e em sua prática diária.

P.S.: Na foto do site www.iyengaryoga.co.nz, a praticante não usa suporte. Para a imensa maioria das pessoas, o suporte é recomendado.

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.