Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Agni – a importância do fogo digestivo para o Ayurveda

julho 17th, 2014 | Posted by Ana C Toledo in Sem categoria

Especiarias

Acabei de ler o livro “Perfect Health” de Deepak Chopra por conta dos meus estudos ayurvédicos (existe a versão em português embora não a tenha achado nas nossas livrarias. De qualquer forma, ler no Kindle em versão original, com o dicionário online instantâneo, é tudo de bom…)

A saúde perfeita

O livro é ótimo para aqueles que não sabem nada sobre o assunto. Muito didático e simples. Para os que já conhecem um pouco da matéria, pode-se sempre aprender alguma coisa nova.

Destaco um trecho que achei muito esclarecedor sobre a ênfase que o Ayurveda dá a uma boa digestão. Todos conhecem a frase que diz que somos o que comemos. Sob a ótica do Ayurveda diríamos “somos o que digerimos”. Por aí, percebemos a importância da manutenção do fogo digestivo ou agni equilibrado e eficiente para a saúde perfeita.

“Muitas pessoas nunca consultaram um médico sobre sua digestão. Como uma sociedade acostumada à boa saúde, nós contamos com a nossa capacidade de processar alimentos, e, na ausência de um problema sério como uma úlcera ou colite, nós ignoramos o mal-estar ocasional no estômago ou uma noite desconfortável após “comer de tudo”.

O Ayurveda, por outro lado, considera a digestão ruim um fator determinante no processo da doença e exalta a boa digestão como uma doadora de saúde. Cada célula foi criada a partir do alimento. Se o alimento foi utilizado bem, então as células serão bem construídas; se foi mal utilizado, então o processo da doença se instala. Os sábios ayurvédicos gostavam de dizer que se você pudesse digerir devidamente, o veneno seria bom para você; enquanto que, com uma má digestão, você poderia morrer ao beber o néctar.”

Traduzido de Perfect Health de Deepak Chopra 

Bem, a pergunta que você agora deve estar se fazendo é: como afinal equilibrar meu fogo digestivo?

Primeiro, comece a perceber os efeitos da alimentação sobre seu corpo, sua disposição uma hora após as refeições, a qualidade do seu sono, o ritmo intestinal…antes de querer mudar, é fundamental saber de onde está partindo.

Depois disso, você pode ler este livro ou buscar mais informações na internet. Indico, por exemplo, o site da Laura Pires – buscadaessencia.blogspot.com.br – onde você pode acessar informações mais detalhadas.

Outros livros que são ótimas referências:

  • Uma visão ayurvédica da mente – Dr. David Frawley
  • Ayurveda: A ciência da autocura – Dr. Vasanat Lad

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.