Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em novembro de 2014

novembro 7th, 2014 | Posted by Ana C Toledo in Sem categoria

 

Primeira colagem da Índia

Colagem da Índia

 

Este é o nome do nosso instituto localizado em Puna na Índia, lugar em que passarei todo o mês de novembro.

O instituto é menor do que imaginei. Sua rua, mais agradável do que eu pensava. O trânsito no país, pior do que esperado. A comida, anos luz melhor do que poderia sonhar!

Puna, embora sofra bastante com a poluição como quase todo o país, acolheu-nos com tranquilidade…talvez indiferença, o que é melhor ainda. Misturamo-nos com a confusão dos tuktuks, com os saris coloridos e brilhantes, com os cachorros de rua, com os olhos expressivos das crianças, com os temperos deliciosos. Tudo embaixo do céu cinzento. Não me lembro de ter visto, incluindo nossa passagem de 10 dias pelo Rajastão, um dia de céu azul como temos no Brasil.

A terra, explorada há milhares de anos, resiste, mesmo que tão judiada pelas queimadas e pelo lixo. Todos estão esperançosos com o novo primeiro ministro e sua promessa de limpar a Índia em cinco anos. Será um desafio neste país onde as castas se distinguem por suas funções determinadas. Afinal quem fará a super faxina? Só os que nasceram para isso e têm essa função? Um entre tantos desafios que acompanharei de perto.

Quanto à prática de yoga, ao Instituto, à primeira aula de Geetaji em vários meses, aos ensinamentos de Prashant, à tão emocionante aula das crianças e à caótica mas incrível aula médica, vou escrevendo aos poucos.

O tempo aqui é curto.

Prática agora de 9h até 12h. Pranayama de tarde. Abhyanga no intervalo porque ninguém é de ferro e os óleos aqui são divinos!

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.