Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Intensivo de Geeta Iyengar por Marcy Barsi

abril 8th, 2015 | Posted by Ana C Toledo in Sem categoria
Intensivo Geeta Iyengar 2014
A professora Marcy Barsi chegou até mim por causa da Internet, por causa do Yoga. Fiquei muito tocada quando nos conhecemos em Puna e ela disse como gostava do nosso blog. Por falta de organização minha, as contribuições de Marcy não foram publicadas com a rapidez que mereciam. Pedidas as desculpas, agora publicamente, retribuo a gentileza de Marcy compartilhando o depoimento enviado logo depois da conclusão do encontro com Geeta Iyengar realizado em Puna do último mês de dezembro.
O evento foi um enorme sucesso e nunca é demais ter um gostinho a mais do que aconteceu durante aqueles dias tão especiais…obrigada, Marcy!
Como sintetizar dez dias do intensivo com Geeta?  O primeiro sentimento é de gratidão por estar participando deste evento especial para comemorar os 70 anos dela.
Tudo organizado sob a coordenação de Abhijata neta de BKS Iyengar. Professores e alunos  do Instituto Iyengar Yoga em Pune, com a camisa de voluntários, recebendo, orientando, abrindo os braços para tantas pessoas que, como eu, estão aqui pela primeira vez.
Um imenso salão de esportes em Pune  virou o centro do coração e dos ensinamentos de Guruji, como é chamado carinhosamente BKS Iyengar. Geeta chegou, um pouco frágil, por conta de um problema de saúde, e subiu na plataforma sob os aplausos de pé de 1300 yogis, estudantes e professores do mundo inteiro.
Oração inicial e um silêncio total, aonde só se ouvia a voz forte daquela  que vai dar continuidade aos ensinamentos de seu pai que faleceu em Agosto deste ano.
A emoção tomou conta dela e de todos nós. “Guruji, alguns dias antes de falecer continuava a insistir que mesmo que ele não estivesse mais aqui este evento deveria acontecer”.
Guruji, presente em cada palavra, em cada gesto.
Vimos  e participamos  durante estes 10 dias  da essência do trabalho dele, sua história, sua determinação em difundir o Yoga no ocidente, e mais do que nunca, ensinar o caminho para avançar nesta jornada da nossa vida através da pratica do Yoga.
“Guruji só ensinou o que ele experimentou em seu próprio corpo”, disse Geeta.
Cada movimento, cada músculo, cada descoberta das possibilidades do corpo abrindo portas para uma imersão num estado mais profundo de concentração e conexão com o espírito, tudo isso ele nos ensinou.
E o conceito de estar presente, no presente, foi uma nota diária das aulas de Geeta.  Essa mulher experiente com mais de 50 anos de prática e ensino, estava ali, voltando aos ensinamentos básicos, acessíveis aos estudantes menos experientes, que ela chamava ” os iniciantes”,  explicando com paciência ( quase sempre…) como entrar na postura, girar o pé, acessar o dedinho do pé…  e como as ações influenciam seu equilíbrio, dão uma base para avançar na busca da postura melhor.
Perfeita?  Longe disso…Quando nosso Ego acha que somos o máximo, lá vem ela derrubar nosso esforço e chama na plataforma um estudante…  corrige…  mostra… explica e nos deixa de boca aberta.
“Nosso corpo não quer ouvir, resiste, prefere o conforto do conhecido” diz ela, com seus 70 anos, insistindo que a única maneira de confrontar a idade que vem chegando é com o trabalho intenso nos asanas. Abertura pélvica para fortalecimento dos orgãos, fortalecimento e alinhamento da coluna para estimular a energia vital…
Impossível não carregar conosco essa mensagem!
Foram 10 dias inesquecíveis.

Depois do almoço servido ao estilo indiano, com bandejinha na mão,  comendo aquelas comidinhas que para mim eram um mistério…Alok Paneer, Dhal, Bindhi Masala… finalizando com frutas frescas e agua de côco deliciosa!
A segunda parte do dia:  apresentação de vídeos, a história de vida e textos de Doutores sobre BKS IYengar, pesquisas sobre os beneficios do Yoga na medicina e apresentações de Associações do mundo inteiro sobre o trabalho do Iyengar Yoga em seus países.

Mais de 52 países representados, muitos visitados por Guruji, o último deles, China, quando ele tinha mais de 90 anos e que tem hoje 10 milhoes de seguidores!
Mais do que isso? Impossível.
A cada dia a intensidade da prática nas aulas se refletia numa energia crescente, na percepção mas clara do trabalho a ser feito.
Na despedida, aplausos e mais aplausos de todos nós que não queríamos ir embora, já esperando pela volta de Geeta, para nos presentear com mais mais aulas como essas.
 
Uma lição de vida!
Marcy

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.