Yoga. Espiritualidade. Corpo.
Header

Trabalhando a partir da base no Iyengar Yoga

maio 5th, 2015 | Posted by Ana C Toledo in Sem categoria
tadasana iyengar

Tadasana por BKS Iyengar

A ênfase que se dá ao estudo e correto estabelecimento da base em cada asana, de acordo com o Iyengar Yoga, é tão fundamental que, posso dizer, chega a ser um dos pilares do método.

O que ainda me impressiona, depois de tanto tempo, é a nossa dificuldade em estabelecer corretamente nossos apoios em posturas simples. Considerando Tadasana como exemplo, o estudo da posição dos pés é assunto para várias e várias aulas, anos e anos…

Quando falo no pé, pode soar meio banal. Afinal, qual a dificuldade em ficar de pé? Bem, considerando borda interna e externa, metatarso, o quadrado do calcanhar, além da qualidade da pele ou da extensão e alinhamento dos dedos, podemos ver que o tema pode se mostrar bem menos trivial.

É muito difícil, para quem nunca fez uma aula, entender como os pés influenciam a posição de toda a coluna e, quando digo isso, me refiro até a cervical.

Os efeitos da posição equilibrada das bases em qualquer postura atingem não só o posicionamento da estrutura constituída de ossos, tendões, ligamentos, músculos e demais componentes de sustentação, mas, em nível mais profundo, os órgãos internos e, até, o ritmo da sua respiração.

Se você se senta para fazer um exercício de pranayama, um pulmão pode ser sempre privilegiado dependendo do alinhamento da bacia, isto é, você sempre enche um dos pulmões mais do que o outro. Já percebeu isso?

O tema é tão fascinante que poderia escrever dias sem parar. Prefiro deixar o link para o artigo do blog australiano sobre Iyengar Yoga que motivou este, que aqui termina.

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.